Estudo de caso de UX Writing: Onboarding Gympass
- Ana Luiza Souza

- 31 de out. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 16 de mai. de 2023
Este estudo de caso começou quase que de forma natural quando usei o aplicativo do Gympass pela primeira vez. É claro que já tinha ouvido falar da marca (afinal, estou falando de uma das primeiras startups unicórnios brasileiras), por isso tinha grandes expectativas ao criar minha conta no aplicativo de bem-estar corporativo quando mudei de emprego. Porém, minha experiência não foi das melhores. Lembro de achar tudo muito confuso e, por não ter agregado um valor para minha rotina, deixei de assinar o plano pago.
Quando decidi fazer um estudo de caso pessoal para meu portfólio de UX Writing, lembrei dessa minha frustração e resolvi baixar o aplicativo novamente, dessa vez prestando mais atenção à escrita e usabilidade.
Primeiras impressões
Ao baixar o aplicativo novamente, percebi que as telas de onboarding trazem um bom destaque aos benefícios do Gympass para quem o utiliza: encontrar novas atividades, economia e praticidade.

Depois, vamos às telas de login. Eu já possuía cadastro, então só tive que colocar meu e-mail e senha. Para quem ainda não é cadastrado, o aplicativo direciona para o site do Gympass e pede dados da empresa. O tom de voz usado é bem leve e explicativo.

Então, chegamos direto na home e, nesse momento da jornada, considero que o aplicativo perde a oportunidade de conhecer melhor a pessoa usuária e cumprir com uma das primeiras propostas apresentadas no onboarding: encontre uma atividade para amar.

A home traz muitas informações:
Dados do usuário
Carrossel com algumas funcionalidades (que me parecem genéricas, não são personalizadas por usuário)
Um texto convidativo, mas que não leva a uma ação diretamente
Quantidades de check-ins e academias
Calendário de aulas
Apps incluídos no plano
Favoritos
Para uma pessoa que acaba de entrar no aplicativo, entendo que seria interessante propor algumas atividades com base em seus interesses.
Desafio:
Melhorar as primeiras impressões/onboarding com o aplicativo Gympass, visando aumentar o engajamento.
Benchmark
Meu principal benchmark para essa proposta de onboarding é o aplicativo da Alice, gestora de saúde que eu utilizo. Por também se tratar de bem-estar, está no mesmo universo do Gympass e seu aplicativo é muito citado como referência de design e usabilidade por profissionais da área.
Proposta
Minha proposta para esse desafio foi incluir um questionário para que o Gympass possa apresentar opções de atividades mais assertivas para as pessoas usuárias. Para introduzir esse fluxo, também fiz algumas modificações na home.

Aproveitei uma frase que já existia e coloquei um botão para que a pessoa usuária possa encontrar o questionário.
Retirei o símbolo "<3" e coloquei um emoji de coração para tornar a mensagem mais acessível para usuários que necessitam de leitores de tela.
Também mudei o texto que aparece no topo da home para trazer uma mensagem mais convidativa e que agregue valor para a experiência.

Criei um questionário com algumas perguntas para que a pessoa usuária possa responder e, a partir das respostas, o aplicativo encontre atividades que se relacionem ao estilo de vida da pessoa. Dessa forma, acredito que o engajamento será maior e o Gympass conseguirá agregar mais valor para quem está utilizando o aplicativo pela primeira vez.
Nota1: como não tenho acesso ao guia de escrita da marca, optei por utilizar um tom de voz amigável e confiante, atributos que se relacionam com esse momento da jornada.
Nota2: as análises e propostas foram feitas usando o software Figma.
Sensacional Ana Luiza! eu tive dificuldades com o onboarding do Gympass e até hoje ele não me recomenda atividades com base nos meus check-ins. E excelente texto :)